segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CARTA DE ANIVERSÁRIO

Queridos amigos e amigas,

Tenho recebido calorosas manifestações de carinho por ocasião de meu aniversário e gostaria de dizer que existo graças ao carinho e ao amor de vocês.

Existimos no outro sempre como uma possibilidade de diálogo. Somos partes todos uns dos outros, interligados como uma grande rede neural infinita.

Sempre quando olho para as estrelas fico imaginando como é bom vivermos sob o mesmo firmamento, as constelações inclusive a de escorpião, que marca o meu ingresso neste lugar terreno, e agradecer, agradecer por tudo, por toda a experiência. Agradecer a oportunidade de estar com vocês sob o mesmo céu.

Lendo as mensagens que me enviaram vejo que a maioria das pessoas consegue perceber coisas boas em mim, e eu não tenho assim tantos méritos como se anunciam. Tenho mais defeitos e limitações; muitas vezes mais vícios que uma mínima virtude. É que os nossos defeitos habitam um profundo porão; a coisa mais difícil do mundo é reconhecê-los. Até me assusto com a minha inabilidade em tentar dissimulá-los. Agradeço então a indulgência com que me presenteiam.

Existo com vocês, e mesmo na eternidade do mundo espiritual vamos existir em função desta fraternidade. Acredito que somos todos irmãos e irmãs nesta essência infinita no corpo de  Deus. Sei que as palavras não conseguem expressar adequadamente esta atualidade que transcende o senso comum.

O tempo é  um lugar do universo no qual não podemos nos recusar a caminhá-lo. A vida como ela é se manifesta como esta caminhada, cultivar esta terra magnífica.

Neste dia 25 de outubro completei 57 voltas ao redor do sol, esta é uma medida infinitesimal diante do universo, mas para nós é como uma grande vitória.

Penso em tantos amigos e amigas, familiares, colegas de teatro, professores, que há muito se foram desta raia olímpica vital, que completaram a sua corrida de alguma forma, e também a eles eu quero agradecer, pois foram importantes na minha construção como pessoa.

Ainda estou aqui para mais uma volta, e giros menores ao redor de mim mesmo na aventura diária.
Quero agradecer a paciência, e os bons olhos que todos me dirigiram.

 Viver é estar em comunhão, saber estar ao lado, escutar o outro. Foi assim que aprendi a vencer qualquer possibilidade de angustia.  Quando estou com vocês seja pessoalmente ou através do pensamento me sinto com sentido de vida. Todos os que nos rodeiam nos dão sentido.

 Tem tantas pessoas que nos cruzam a vida e que nos amam sem que saibamos de seu amor, e tantas que magoamos com as limitações de nossa personalidade-alma, esta personalidade que se manifesta aqui carregando todas as perfeições possíveis, mas manifestando as imperfeições que temos em nosso eu. Como não manifestá-las?

 Imperfeições minhas, pelas quais peço desculpas, a todos que feri, sem que me desse conta disso, inebriado pelo orgulho e pela vaidade.  E, envergonho-me de ainda hoje não ter uma noção completa das dores que possa ter causado. Mas isto não me imiscui de minha responsabilidade; as dores do outro que foram semeadas por mim são de minha exclusiva responsabilidade. Por isso peço o perdão de vocês; perdoem-me as asneiras que fiz.

Estamos agora vivendo estes maravilhosos interlúdios conscientes quando levantamos pela manhã para mais um período de vigília e graças à memória somos capazes de recompor a nossa unicidade com os dias que já passaram. Tenho então esta gratidão imensa pelas boas memórias que vocês todos me trazem e rogo a Deus que proteja cada um de vocês, que lhes favoreçam mais voltas ao redor de nossa estrela e assim que todos possam um dia nos seus maravilhosos anos avançados ver e festejarem toda esta arrebatadora experiência no planeta Terra.

Desejo saúde e paz, a todos vocês, que realizem os seus objetivos, que tenham a sabedoria de escutar a voz de sua consciência para guiá-los no caminho que estão construindo.

Tenhamos confiança em nossas forças naturais, não há tempestade que não possamos enfrentar. Nós seremos sempre bem sucedidos em nossas vidas vivendo a experiência arriscada do caminho que construímos com amor, paz, cordialidade e confiança extrema de que venceremos todas as lutas. Tenhamos a certeza de que muitos problemas que surgem, são de fato algo parecido com efeitos especiais do cinema; são coisas que se alimentam de nossa própria luz que somos os projetores que as desenham; não há como temer a miragem de ilusões que nós mesmos produzimos. Portanto, não temamos, a maior parte dos problemas são invenções nossas e os outros são pequenos caminhos diferentes que nos foram dados para aprender coisas novas.

 Muito obrigado a todos. Um beijo no coração. Ainda nos encontraremos muitas vezes.


Everaldo Vasconcelos

17 comentários:

  1. Valeu, amigo!
    Você merece sempre tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Everaldo, como sempre nos fazendo pensar, repensar, delirar...abraço querido professor. Ah! Edith Ramos manda lembranças. Kkkkk. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ê, ESCRITOR NATO, EVERALDO! MENINO, PRECISAS INVESTIR NUMA FICÇÃO, OU SEJA, POESIA, ROMANCE, NOVELA... BELEZA DE TEXTO, VIU?! MEUS PARABÉNS! E ABRAÇO FORTE.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto transparece sua personalidade e carisma... :D

    ResponderExcluir
  6. Eu te amo pai!
    Te desejo mais voltas felizes ao redor do sol.

    ResponderExcluir
  7. Sou admiradora de sua postura e visão de mundo.
    Escrevendo nos toca com sensibilidade poética pautada no que é possível ver, viver e sentir.
    Mais parabéns e mais admiração.

    ResponderExcluir
  8. Sou admiradora de sua postura e visão de mundo.
    Escrevendo nos toca com sensibilidade poética pautada no que é possível ver, viver e sentir.
    Mais parabéns e mais admiração.

    ResponderExcluir
  9. Você é quem nos deu um presente com esse lindo texto! Bjos. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  10. Você é quem nos deu um presente com esse lindo texto! Bjos. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. Você é quem nos deu um presente com esse lindo texto! Bjos. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  12. Texto maravilhoso. Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  13. Eita.
    E esse menino ainda é meu sobrinho.
    Obrigada também pela coexistência,

    ResponderExcluir
  14. Eita.
    E esse menino ainda é meu sobrinho.
    Obrigada também pela coexistência,

    ResponderExcluir
  15. Eita.
    E esse menino ainda é meu sobrinho.
    Obrigada também pela coexistência,

    ResponderExcluir
  16. Um artesão das palavras. Grande inspirador de passos!

    ResponderExcluir